• Sara Helena

O Dia Nacional da Mulher é celebrado anualmente em 30 de abril no Brasil.


Esta data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. Isso porque, ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram muitas restrições nas diversas sociedades predominantemente machistas e patriarcais.


Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Dia Nacional da Mulher também homenageia e lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos.


O combate ao sexismo, à misoginia e a todos os outros tipos de discriminações contra o gênero feminino é o alvo central dos debates que ocorrem neste dia, seja em escolas ou em instituições, com foco na luta pela igualdade.


Origem do Dia Nacional da Mulher


O Dia Nacional da Mulher foi instituído em 1980, através da lei nº 6.791, de 9 de junho de 1980.


A escolha da data é o dia do nascimento de Jerônima Mesquita, sendo assim uma homenagem a essa enfermeira brasileira que liderou o movimento feminista no Brasil e que colaborou na criação do Conselho Nacional das Mulheres.


Além disso, Jerônima também foi a fundadora do Movimento Bandeirante, cujo principal objetivo era promover a inserção da mulher na sociedade em áreas diversas.

7 visualizações
Espelho, Espelho Meu

O Projeto "Espelho meu" tem como objetivo despertar o olhar da comunidade para temática da violência contra a mulher. 

Email: espelhomeu.sampa@gmail.com

Phone: (11)5548-0500

Seja um Apoiador

© 2019 by Projeto Espelho Meu  - Todos os direitos reservados.